“Dando cumprimento à decisão tomada na última reunião das Direcções das APM (Associações Profissionais de Militares), a que demos conhecimento através da “Nota às Agendas – 08SET2020” e que também se anexa, uma delegação de dirigentes integrando os Presidentes das três APM (ANS, AOFA e AP), deslocou-se a 15SET, pelas 18H00, à residência oficial do Primeiro-ministro para fazer a entrega ao chefe do governo dos documentos cujas cópias seguem igualmente em anexo.
A delegação das APM foi recebida pelo Assessor Militar do Primeiro-ministro, acompanhado de um Assessor político, a quem, sucintamente, foram expostas as razões desta iniciativa.
Na circunstância deixaram igualmente entregue ao Assessor Militar um Ofício formalizando o pedido de audiência das APM ao Primeiro-ministro.
Na sequência dos pedidos de audiências enviados, em final de Agosto, pelas APM, às Comissões de Defesa Nacional e de Direitos, Liberdades e Garantias, bem como aos Grupos Parlamentares, da Assembleia da República, foi entretanto agendada para 16SET, pelas 14H30, uma audiência com o Grupo Parlamentar do PCP, estando também já agendada uma audiência com o GP-BE a 24SET. Aguardamos as respostas dos demais grupos parlamentares e das referidas Comissões da Assembleia da República
Registe-se a circunstância desta primeira iniciativa, na residência oficial do Primeiro-ministro coincidir com o dia em que se assinalaram os 255 anos do nascimento de um grande vulto da cultura e das letras portuguesas, o satírico Manuel Maria Barbosa du Bocage, e de se assinalar igualmente o dia internacional da democracia!”
Leia o Comunicado aqui, bem como o anexo I e anexo II