Apresentação

Bem-vindo à EUROMIL

Fundada em 1972, a Organização Europeia de Associações Militares é uma organização que acolhe 35 associações e sindicatos militares na Europa. Unidas, as associações membro da EUROMIL promovem os interesses sociais e profissionais de cerca de 500.000 Europeus em 24 países, militares de todas as patentes e as suas famílias.

Suportada exclusivamente pelas quotas dos seus membros, a EUROMIL pratica uma rigorosa independência política.

A EUROMIL tem estatuto de participante no Conselho da Europa e estatuto de observador na Assembleia Parlamentar da NATO. Mantêm contactos com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e representa os interesses dos seus membros perante as instituições da União Europeia. A EUROMIL tem também um acordo de cooperação com a Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC) desde 1998.

Um soldado é um cidadão em uniforme

As associações e sindicatos membros da EUROMIL partilham do príncipio do Cidadão em Uniforme. Um militar tem os mesmos direitos e obrigações que qualquer outro cidadão. Ao militar, que protege e defende os direitos e liberdades dos seus concidadãos e a ordem constitucional do seu País, deve-lhe ser permitido usufruir dos mesmos direitos e liberdades democráticas.

Isso obrigará a que alguns Estados extingam todas as restrições legais de direitos civis e sociais dos militares que não resultem inevitavelmente das suas missões militares.

A EUROMIL advoga o direito dos militares Europeus a formarem e aderirem a associações de carácter socioprofissional ou sindicatos, reconhecendo como legítima a restrição ao direito à greve.

As Associações e Sindicatos membros da EUROMIL não usam o direito à greve

A EUROMIL advoga e ajuda a promover a inclusão das associações socioprofissionais militares e sindicatos no processo normal de concertação social.

A EUROMIL permite um fórum de debate comum para que todos os seus membros troquem informações e para a formulação de guias e práticas recomendadas em matérias sociais e profissionais.

A EUROMIL apoia os seus membros no processo de lobby nos seus próprios Países, sempre que para tal é solicitada.

A EUROMIL apoia a inclusão dos militares na legislação social da União Europeia.

A EUROMIL segue de perto o desenvolvimento da NATO e da ESDP, para fornecer aos seus membros informação actualizada sobre desenvolvimentos internacionais em matérias de segurança e defesa.