euromil-homepage
Presidente

Emmanuel JACOB – Bélgica

Vice-Presidente

Jörg GREIFFENDORF – Alemanha

Tesoureiro

Ton DE ZEEUW – Países Baixos

Membros

István BÁCSKAI – Hungria

Jesper K. HANSEN – Dinamarca

Gerard GUINAN – Irlanda

António LIMA COELHO – Portugal

Johan ÖHLÉN – Suécia

George ZGARDANAS – Grécia

 

Sobre a EUROMIL

A Organização Europeia de Associações Militares e Sindicatos (EUROMIL) é a voz dos soldados europeus a nível internacional. A sua missão principal é promover os interesses profissionais e sociais, bem como os direitos e liberdades fundamentais dos soldados europeus.

A EUROMIL é uma organização composta por 33 associações militares e sindicatos.

Fundada originalmente em 1972, a Organização inclui 21 países, da Roménia, no Oriente, à Irlanda, no Ocidente, e da Suécia, no Norte, até ao Chipre, no Sul; A EUROMIL é uma organização verdadeiramente europeia.

É o principal fórum europeu de cooperação entre associações militares profissionais em questões de interesse comum.

Através do secretariado internacional em Bruxelas, a EUROMIL facilita o intercâmbio de informações, experiências e melhores práticas entre as associações membros.

A organização, além disso, esforça-se por garantir e promover os direitos humanos, as liberdades fundamentais e os interesses socioprofissionais do pessoal militar de todas as patentes, monitorizando e defendendo a nível europeu.

A EUROMIL promove o conceito de “cidadão em uniforme”. Como tal, um soldado tem direito aos mesmos direitos e obrigações que qualquer outro cidadão. Apela, em particular, ao reconhecimento do direito dos militares e das mulheres de formar e aderir a sindicatos e associações independentes ea sua inclusão num diálogo social regular por parte das autoridades.

Além disso, a EUROMIL é membro do European Movement International ( EMI ), do  Kangaroo Group  e dos  Friends of Europe.

Financiado exclusivamente por taxas de adesão, a EUROMIL mantém políticas estritas não confessionais e politicamente independentes.

O que faz a EUROMIL?
  • A EUROMIL defende o direito dos soldados europeus de formar e aderir a associações profissionais ou sindicatos militares.

  • A EUROMIL promove a inclusão de associações militares profissionais e sindicatos num diálogo social regular.

  • A EUROMIL proporciona um fórum comum de debate para que as federações-membro possam trocar informações, formular diretrizes e melhores práticas sobre questões sociais e profissionais do pessoal militar.

  • A EUROMIL apoia as associações membros nos seus trabalhos nacionais de lobby sempre que solicitado.

  • A EUROMIL apoia a inclusão do pessoal do serviço militar na legislação social e laboral da União Europeia.

  • A EUROMIL acompanha de perto os desenvolvimentos na OTAN e na UE para fornecer às suas federações membros informações atualizadas sobre os desenvolvimentos internacionais no domínio da segurança e da defesa, bem como sobre a legislação social e laboral da UE.

Quais são os objetivos da EUROMIL?

Os sete objetivos da EUROMIL estão definidos no § 2 da sua carta:

  1. Promover os direitos e liberdades fundamentais dos membros das forças armadas na Europa.
  2. Promover a inclusão do pessoal militar na política social europeia.
  3. Promover os interesses gerais, não materiais, sociais e profissionais de militares no ativo, reserva e reforma, suas famílias e dependentes sobrevivos.
  4. Representar as associações membros perante instituições e autoridades supranacionais e apoiá-las em assuntos que lhes dizem respeito no âmbito nacional.
  5. Cooperar com outras organizações internacionais e sindicatos.
  6. Promover o intercâmbio regular de experiências entre as associações membros.
  7. Promover a compreensão e amizade entre as associações membros.
A estrutura da EUROMIL
  • O Congresso é a autoridade máxima da EUROMIL. O congresso é composto pelos delegados das associações membros na proporção de seus membros e se reúne a cada quatro anos. O Congresso elege o Presidente e o Board. Ele aprova os objetivos da política de longo prazo e tem autoridade exclusiva para fazer emendas ao Estatuto da organização.
  • O Presidium é composto pelo Board e um delegado nomeado por associação membro. Reúne-se duas vezes por ano. O Presidium aprova a política do Board e fornece ímpeto para o futuro desenvolvimento da política da EUROMIL. Ele decide sobre a adesão das associações membros e aprova o orçamento.
  • O Board conduz os negócios da EUROMIL, prepara as reuniões do Presidium e implementa suas resoluções. O Board tem a responsabilidade de administrar o orçamento. Além disso, deve desempenhar funções representativas, coordenar a atividade dos órgãos consultivos (comités ad-hoc, associações dirigentes, parcerias) e ser responsável pelo recrutamento de novas associações filiadas, pela cooperação com as associações nacionais e pelo seu apoio.
  • O Escritório de Bruxelas é o órgão de administração central da EUROMIL. É responsável pela execução das decisões do Board e pela coordenação do trabalho e da cooperação entre os órgãos da EUROMIL e as associações filiadas. O escritório de Bruxelas é o parceiro de contato central para as associações membros. O escritório de Bruxelas garante o dia-a-dia dos negócios e a comunicação interna e externa da organização.