Alterações ao EMFAR! O silêncio não augura nada de bom!

Na sua edição do passado dia 23 de Outubro, referindo-se a uma reunião ocorrida dois dias antes, o jornal “i” noticiou em subtítulo “Comandante da GNR não aceita proposta do ministro de redução do tempo de reserva”.

Do texto desta notícia destacamos os seguintes excertos:

“…na última reunião do Conselho Superior da Guarda, o órgão máximo de consulta do comandante-geral. […] o general Mateus Couto aproveitou a oportunidade para apresentar os pontos mais importantes do novo estatuto profissional, cuja aprovação está para breve. […] Na mesma reunião, […] o comandante-geral da GNR garantiu aos restantes generais que o período da reserva deverá manter-se nos cinco anos, contrariando a intenção do ministro da Administração Interna. Em Novembro do ano passado, Miguel Macedo anunciou que pretendia reduzir seis meses de reserva em cada ano, até se chegar ao período de dois anos”.

Na mesma notícia é ainda referida a disposição de não permitir a passagem à situação de reserva a militares que, tendo 20 anos de serviço o possam requerer, conforme a lei (ainda em vigor) determina.

Neste link podes aceder ao comunicado na integra para leitura e divulgação.