Na continuação da ronda de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, em 2019, uma delegação de dirigentes da ANS esteve hoje reunida na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, com Sargentos da Marinha que fazem parte da guarnição do NRP Álvares Cabral.

Recebidos pelo Guarda-Marinha Morgado Baião (ponto de contacto nomeado pelo gabinete do CEMA) e pelo SAJ Carlos Gomes, o Sargento mais antigo da guarnição, a delegação da ANS (Lima Coelho, Presidente da Direcção e Rogério Graça, Vice-presidente da Direcção) apresentou cumprimentos ao Comandante do navio, na sua camarinha, estando este acompanhado pelo Imediato.

Depois de uma visita ao navio, reunidos na câmara de Sargentos, com a presença dos Sargentos da guarnição, os trabalhos iniciaram-se com a apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a constituição da ANS, os objectivos associativos e as matérias prioritárias.

Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo, o RAMMFA, as promoções, o EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, entre outros aspectos.

No muito participado período de perguntas e respostas que se seguiu, ficaram bem evidentes as preocupações dos Sargentos, reforçando a necessidade do trabalho desenvolvido e a desenvolver pela ANS bem como a importância da existência no terreno de um núcleo e de uma rede de delegados associativos.

A delegação da ANS almoçou no navio, continuando a debater as matérias abordadas. No final foi feita a oferta de uma fotografia dos Sargentos da guarnição com delegação da ANS, assinalando esta significativa iniciativa num meio naval.

A próxima visita e reunião terá lugar no dia 7 de Novembro, Quinta-feira, com Sargentos da Força Aérea, colocados e/ou a prestar serviço na Base Aérea nº 5, em Monte Real, Leiria.