Continuando a ronda de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, uma delegação de dirigentes da ANS esteve hoje reunida com Sargentos do Exército que estão colocados e/ou prestam serviço no Estado-Maior do Exército e na Unidade de Apoio, em Lisboa.
A delegação da ANS (Lima Coelho, Presidente da Direcção e Carlos Colaço, Vice-presidente da Direcção) foi recebida pelo SMOR Quelincho, Assessor do CEME para a Categoria de Sargentos e pelo SMOR Figueiras, Adjunto do Comandante da Unidade de Apoio.
Na presença de várias dezenas de Sargentos, reunidos no Auditório, os trabalhos, abertos pelo SMOR Quelincho, iniciaram-se com uma apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a constituição da ANS, os objectivos associativos e as matérias prioritárias.
Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo congelado, o regulamento de avaliação (RAMMFA), as promoções, a revisão do EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, a representação socioprofissional, entre outros aspectos.
O espaço de perguntas e respostas que se seguiu foi bastante participado, revelando inúmeras preocupações sentidas pelos Sargentos presentes na reunião, particularmente sensíveis no tocante à às injustiças e situações adversas motivadas ou agravadas pelo presente RAMMFA.
Ficou bem evidente a necessidade do trabalho desenvolvido e a desenvolver pela ANS bem como a importância da existência no terreno de um núcleo e de uma rede de delegados associativos.
Previsivelmente, a próxima reunião será em data a determinar, com Sargentos do Exército, colocados e/ou a prestar serviço no Campo Militar de Santa Margarida.