ANS reúne com Sargentos do Corpo de Fuzileiros

(4 de Junho de 2019)

Dando continuidade ao programa de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, uma delegação de dirigentes da ANS esteve hoje reunida com Sargentos da Marinha que estão colocados e/ou prestam serviço no Corpo de Fuzileiros.

Recebidos pelo SMOR Marques Luís, adjunto do Comandante do Corpo de Fuzileiros para a Categoria de Sargentos, a delegação da ANS (Lima Coelho, Presidente da Direcção, Rogério Graça, Vice-presidente da Direcção e Fábio Saraiva, Vogal da Direcção) apresentou cumprimentos ao Comando da Unidade.

Na presença de várias dezenas de Sargentos, em que se incluía uma numerosa delegação de Sargentos vindos da Escola de Fuzileiros (Polo Vale de Zebro), reunidos no Auditório do Corpo de Fuzileiros (Polo Alfeite), os trabalhos iniciaram-se com uma apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a constituição da ANS, os objectivos associativos e as matérias prioritárias.

Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo congelado, o regulamento de avaliação (RAMMFA), as promoções, a revisão do EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, entre outros aspectos.

O espaço de perguntas e respostas que se seguiu foi bastante participado, revelando as inúmeras preocupações sentidas pelos Sargentos presentes na reunião, particularmente sensíveis no tocante à aplicação da contagem do tempo de serviço, às situações adversas motivadas pelo presente RAMMFA, passando ainda pela capacidade de representação jurídica.

Ficou bem evidente a necessidade do trabalho desenvolvido e a desenvolver pela ANS bem como a importância da existência no terreno de um núcleo e de uma rede de delegados associativos.

A próxima reunião terá lugar no dia 6 de Junho, Quinta-feira, com Sargentos da Marinha, colocados e/ou a prestar serviço nas Instalações Centrais de Marinha, no Terreiro do Paço.