ANS reúne com Sargentos do CFMTFA

(7 de Junho de 2019)

No seguimento da ronda de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, uma delegação de dirigentes da ANS esteve hoje reunida com Sargentos da Força Aérea que prestam serviço ou que estão em formação no CFMTFA – Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.

Recebidos pelo SMOR Carlos Pedrosa, Adjunto do Comandante do CFMTFA para a Categoria de Sargentos, e pelo SMOR Paulo Vasconcelos, Assessor do CEMFA para a Categoria de Sargentos, os dirigentes da ANS (Lima Coelho, Presidente da Direcção e Vitor Geitoeira, Secretário da Assembleia Geral) após almoçarem com os camaradas apresentaram cumprimentos ao Comandante, antes da reunião com Sargentos do CFMTFA.

Na presença de mais de uma centena de Sargentos, reunidos no Auditório do Centro de Formação, os trabalhos iniciaram-se com uma apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a constituição desta associação, os objectivos associativos e as matérias prioritárias.

Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo congelado, o regulamento de avaliação (RAMMFA), as promoções, a revisão do EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, entre outros aspectos.

Perante uma plateia em que a esmagadora maioria dos presentes eram formandos do CFS/QP e CFS/RC, houve a preocupação de alertar os mais novos para a necessidade de tomarem consciência da existência da ANS, enquanto organismo que pugna pela defesa das suas condições socioprofissionais sem, contudo, deixar de abordar as preocupações que atingem os militares mais antigos.

No final ficou patente, entre outras, a preocupação com o desenvolvimento da carreira, com a aplicação das normas do novo RAMMFA, com as questões ligadas ao reconhecimento académico, tendo sido reforçada a ideia do necessário apoio e reforço do associativismo profissional militar.

Ficou bem evidente a necessidade do trabalho desenvolvido e a desenvolver pela ANS bem como a importância da existência no terreno de um núcleo e de uma rede de delegados associativos.

A próxima reunião terá lugar no dia 24 de Junho, Segunda-feira, com Sargentos das Instalações Centrais de Marinha, no Terreiro do Paço, em Lisboa.