Dando continuidade ao programa de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, uma delegação de dirigentes da ANS esteve reunida a 3 de Outubro de 2019 com Sargentos da Marinha que estão colocados e/ou prestam serviço na Escola de Fuzileiros.

Recebidos pelo SMOR Esteves Antunes, Adjunto do Comandante da Escola de Fuzileiros para a Categoria de Sargentos, a delegação da ANS (Lima Coelho, Presidente da Direcção, Rogério Graça, Vice-presidente da Direcção e Vitor Geitoeira, Secretário da Assembleia Geral) juntou-se no seu gabinete com o SMOR Marques dos Santos, Assessor do CEMA para a categoria de Sargentos e com o SMOR Marques Luís, Adjunto do Comandante do Corpo de Fuzileiros para a Categoria de Sargentos.

Após o almoço teve lugar uma interessante e instrutiva visita ao “Museu do Fuzileiro”, cabendo fazer uma justa referência ao CMOR FZ Pinto, pelo profissionalismo com que conduziu a visita.

Após esta visita, e na presença de várias dezenas de Sargentos reunidos no Auditório da Escola de Fuzileiros, os trabalhos iniciaram-se com uma apresentação da Escola de Fuzileiros e uma referência ao percurso do Presidente da ANS, feitas pelo SMOR Esteves Antunes.

Passada a palavra a Lima Coelho, os trabalhos prosseguiram com a apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a sua constituição, os objectivos associativos e as matérias prioritárias.

Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo congelado, o regulamento de avaliação (RAMMFA), as promoções, a revisão do EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, entre outros aspectos.

No breve espaço de perguntas e respostas que se seguiu foi abordada a questão (e as dúvidas) relativas à aplicação da contagem do tempo de serviço, entre outras.