Integrando as iniciativas e actividades no âmbito do 30º Aniversário da ANS, numa Reunião de Sargentos, que decorreu durante todo o passado Sábado, 23 de Novembro de 2019, no Entroncamento, foi revisto, debatido e actualizado o Caderno de Aspirações. Durante mais de um mês, esteve disponível para discussão pública, um “Documento de Trabalho – Caderno de Aspirações” com o objectivo de recolher os contributos por parte dos Sargentos de Portugal.

Este documento, importante base de apoio na luta associativa, teve a primeira versão no seguimento da fundação da associação em 1989. A última revisão/actualização datava já de Junho de 2012, sendo portanto, imperativa a sua actualização face às inúmeras alterações legislativas que entretanto ocorreram.

Formação, estatuto, justiça e disciplina, avaliação do mérito, assistência, remunerações, representação socioprofissional e o Dia Nacional do Sargento são matérias integradas neste Caderno de Aspirações, depois de compilados todos os contributos recebidos da massa associativa.

Esta versão actualizada do Caderno de Aspirações, depois de composta, será disponibilizada na página da ANS (em www.ans.pt) e será uma das ferramentas de trabalho dos Órgãos Sociais nas suas actividades e junto das tutelas políticas e militares.

Num dos intervalos dos trabalhos foi apresentada a campanha “Vencimentos Justos para os Militares”, lançada pela EUROMIL no decorrer do 120º Presidium, em Bruxelas, em Outubro passado. O resultado dos seis meses desta campanha será apresentado no 121º Presidium, em Abril de 2020, em Lisboa.