No âmbito da ronda de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, uma delegação de dirigentes da ANS reuniu a 15 de Novembro de 2019 com Sargentos da Força Aérea que estão colocados e/ou prestam serviço na Base Aérea nº 4 e no Comando da Zona Aérea dos Açores, nas Lajes, Ilha Terceira.
Na noite de 14 de Novembro, o Presidente da Direcção, Lima Coelho, foi recebido no aeroporto das Lajes pelo Relator do Conselho Fiscal da ANS, Horácio Pinheira e por um dos delegados da ANS na BA4, Abílio Cardoso, seguindo os dirigentes da ANS para um primeiro encontro informal com os SMOR Silva, SMOR Azevedo e SMOR Costa, da BA4 e ainda com o SMOR Vasconcelos, Assessor do CEMFA para a categoria de Sargentos.
Na manhã do dia 15, a delegação de dirigentes da ANS, acompanhados pelo SMOR Silva, apresentou cumprimentos ao Comando da BA4, sendo recebidos pelo Comandante do Grupo Operacional porque o Comandante da BA4 e o General Comandante da ZAA se encontravam em Ponta Delgada, em missão de serviço.
Reunidos nas instalações do Clube de Sargentos da BA4, cabendo uma justa referência aos elementos da gerência pelo apoio, na presença de cerca várias dezenas de Sargentos, os trabalhos iniciaram-se com a apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a constituição desta associação, os objectivos associativos e as matérias prioritárias. Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo congelado, o regulamento de avaliação (RAMMFA), as promoções, a revisão do EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, entre outros aspectos.
Após uma manhã de intenso trabalho foi decidido continuar os trabalhos após o almoço. A delegação dos dirigentes da ANS almoçou com os membros do Corpo do Comando, sendo agora a representação do Comando feita pelo TCOR Mendes, estando igualmente presentes os SMOR Silva, Azevedo e Costa, e o SMOR Vasconcelos.
Depois de mais uma tarde de trabalhos, muito participados, em que particularmente as questões ligadas ao RAMMFA e à ADM foram as mais referidas, ficou patente o necessário apoio e reforço do associativismo profissional militar, ficando ainda evidente a necessidade do trabalho desenvolvido e a desenvolver pela ANS bem como a importância da existência no terreno de um núcleo e de uma rede de delegados associativos.
No final dos trabalhos, ao final da tarde, antes de seguir para o aeroporto, o Presidente da Direcção da ANS, acompanhado pelo Relator do Conselho Fiscal, pelo SMOR Silva e pelo SMOR Vasconcelos, despediu-se do General Comandante da Zona Aérea dos Açores, no seu gabinete, numa breve e informal reunião.
A próxima reunião com Sargentos terá lugar no dia 27 de Novembro, no Estado-Maior do Exército, em Lisboa.