Pelo Cumprimento da Lei!

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) e a Associação de Praças (AP), vêm manifestar o seu desagrado e preocupação com o que está a acontecer aos nossos Camaradas que tiveram a frontalidade, a lealdade e a coragem, dando um “GRITO DE ALERTA” para a falta de condições de segurança do NRP Mondego, defendendo a não saída para o mar, no passado dia 11 de Março de 2023.
Agora, passado mais de um ano, estes Militares foram confrontados com penas de suspensão de serviço, entre 90 e 10 dias, ao abrigo do Regulamento de Disciplina Militar (RDM). Os dois Sargentos mais antigos foram punidos pelo CEMA e os outros onze Militares (Sargentos e Praças) foram punidos pelo Comandante Naval.
Numa decisão surpreendente por parte da chefia da Marinha, que roça a ilegalidade, coloca em causa o bem-estar, a subsistência e a dignidade das famílias dos Militares, foram os dois Sargentos mais antigos surpreendidos com o facto do seu vencimento ter sido retirado na totalidade no mês de Maio!
A pena de suspensão de serviço implica, entre outros aspectos, “A perda, durante o período da sua execução, de suplementos, subsídios e de dois terços do vencimento auferido à data da mesma.”
A legislação portuguesa também determina que, nas penas que implicam corte ou perda de vencimento, tal nunca pode incidir sobre a totalidade, havendo patamares mínimos para que não se ponha em causa a subsistência do elemento punido nem da sua família.
As APM repudiam igualmente a declaração do porta-voz Marinha, pois falta à verdade, quando afirmou aos órgãos de comunicação social que os Militares foram avisados que o seu boletim de vencimento de Maio viria a zeros. Injustiças e faltas à verdade, não se coadunam com a essência dos Militares das Forças Armadas.
O exercício abusivo do poder não pode deixar de ser denunciado e repudiado. Quem apregoa tantas vezes que a Lei tem de ser cumprida, deve ser o primeiro a cumpri-la.
A Associação Nacional de Sargentos e a Associação de Praças querem, deste modo, reiterar toda a solidariedade para com aqueles treze bravos militares que, defendendo a segurança das vidas e do meio naval onde prestavam serviço, deram uma demonstração de frontalidade, lealdade e coragem, características que devem ser apanágio de todos os Militares.
ANS – Associação Nacional de Sargentos
AP – Associação de Praças