Na Região Autónoma dos Açores

terminaram as comemorações do “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”

Nos dias 4 e 5 de Fevereiro, decorreram na Região Autónoma dos Açores as iniciativas promovidas pela ANS que assinalaram o final das comemorações do “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento” neste ano de 2022.

No final do dia 4 de Fevereiro, na Ilha de S. Miguel, os delegados do “Núcleo da ANS de Ponta Delgada” organizaram um jantar seguido de um debate, que contou com a presença de Sargentos dos três ramos das Forças Armadas. Estando presentes Sargentos nas diversas situações (Reforma, Reserva e Activo) é, no entanto, de assinalar que a maioria se encontra na situação de  Activo e é de realçar a presença de jovens Sargentos do Quadro Permanente e em Regime de Contrato, que durante o debate também colocaram as suas preocupações e anseios.

No final do jantar/debate foi oferecida à ANS uma réplica do monumento existente em Ponta Delgada de S. Miguel Arcanjo, padroeiro daquela cidade. Esta peça foi executada por um dos delegados da ANS que é também um exímio artesão.

Na manhã do dia 5 de Fevereiro, já na Ilha Terceira, promovida pelos delegados da ANS da Base Aérea nº 4, decorreu nas Lajes uma reunião informal em que estiveram presentes Sargentos da Força Aérea e do Exército. Também aqui é de realçar a presença de jovens Sargentos, do Quadro Permanente e em Regime de Contrato. Assinala-se, com satisfação, a presença de uma delegação de Sargentos do Regimento de Guarnição nº 1 – Angra do Heroísmo. Esta presença na Ilha Terceira estendeu-se durante todo o dia. Um dos dirigentes da ANS, que presta serviço na BA-4, não esteve presente por se encontrar no Continente a cumprir uma missão de serviço.

Em ambos os eventos, em S. Miguel e na Terceira, para além de terem sido abordados diversos assuntos e matérias relativos à vida e à carreira dos Sargentos, foi essencialmente apresentado, em linhas gerais, o projecto que está a ser trabalhado pela ANS para a revisão e alteração do regime remuneratório dos Sargentos e as consequentemente necessárias alterações legislativas a diversos diplomas.

O “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”, gerador de forte consciência de Classe, é desde há muito tempo reivindicado, defendido e praticado pela ANS. Para além das iniciativas promovidas pela ANS em diversos locais do País (Continente e Regiões Autónomas), contou este ano com inúmeros eventos em Unidades, Estabelecimentos e Órgãos dos três Ramos das Forças Armadas.

Para além disso, foi também formalmente assinalado em páginas e sítios dos Ramos das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, numa clara e inequívoca demonstração que reconhecer, assinalar e comemorar o “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento” é, afinal, motivo de unidade, coesão e disciplina.