O 31 de Janeiro em 2022
“Apesar do clima pandémico que ainda nos assola, é desejável, possível e necessário, assinalar e comemorar o “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”!
Nesse sentido, por todo o País, estão a ser preparadas as condições necessárias para cumprir esse objectivo, observando as normas de higiene e segurança sanitária, para que não se corram riscos desnecessários, nem se cometam erros ou excessos, que ponham em causa a saúde pública.
O 131º aniversário desta data histórica e de grande impacto na história portuguesa, o 31 de Janeiro de 1891, primeira tentativa de implantação da República, desde há muitos anos adoptado como o Dia Nacional do Sargento, poderá ser assinalado e comemorado conforme vinha sendo feito ao longo dos anos, desde que as condições de higiene e segurança sanitárias o permitam.
A pandemia COVID-19, impõe necessários cuidados e exigências, pelo que, com a responsabilidade própria que caracteriza os dirigentes da ANS, seus delegados, associados e amigos, estão a ser observados os mesmos, iniciados os trabalhos tendentes à realização dos actos que assinalam e comemoram o “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”, em todos os núcleos e locais onde, desde há muitos anos, estes actos se realizam.
Habitualmente, em tempos de normalidade sanitária, a ANS, os seus dirigentes, delegados, associados e amigos, promoviam estas comemorações em 20 ou mais localidades de todo o País, incluindo alguns locais fora do território nacional, onde se encontravam Sargentos em missão de serviço.
Neste ano de 2022, as comemorações centrais, terão lugar em Lisboa, com um evento a realizar na Casa do Alentejo, no dia 29 de Janeiro, o Sábado mais próximo da data. No Porto, local emblemático desta efeméride, já estão em preparação as comemorações para o próprio dia 31 de Janeiro, Segunda-feira. Na Madeira, os dirigentes e delegados estão a preparar o início das comemorações para os dias 21 e 22 de Janeiro. Nos Açores, os dirigentes e delegados estão a preparar os eventos comemorativos, em S. Miguel no dia 4 e na Terceira, no dia 5 de Fevereiro. Ao mesmo tempo, por todo o País, preparam-se eventos comemorativos, que serão divulgados no sítio da ANS (www.ans.pt) e no Facebook e em que, a participação dos Sargentos é de elevada importância, pois é, em si mesma, um acto de unidade da classe e de determinação na defesa dos valores e princípios que os Sargentos prosseguem.
Para além destes actos comemorativos, o Dia Nacional do Sargento será igualmente comemorado e assinalado em messes, salas e clubes de Sargentos das mais variadas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos das Forças Armadas.
É desejável, possível e necessário assinalar esta data histórica, particularmente quando, entre outros aspectos, acabámos de viver uma situação de enorme injustiça motivada pelo atraso injustificado e desnecessário das promoções, ou quando inúmeros militares se apercebem que os tão propalados aumentos dos vencimentos se materializam em ter menos dinheiro na suas contas, ou quando as condições da assistência na doença não correspondem ao estipulado na Condição Militar…entre muitas outras razões e motivações!
No entanto, a Direcção da ANS está a acompanhar atentamente o evoluir da situação pandémica e se, da mesma, resultarem condições que imponham limitações ou restrições que impeçam estes actos comemorativos, então serão encontradas formas alternativas para que nos vários núcleos, de uma forma organizada, respeitando as normas de higiene e segurança, com elevada responsabilidade e sentido cívico, mas também com unidade, determinação e elevada consciência de classe, os Sargentos de Portugal possam demonstrar que é desejável, possível e necessário assinalar e comemorar o “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”!
A Direcção”
Documento aqui.