Dando continuidade à ronda de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, uma delegação de dirigentes da ANS reuniu a 13 de Novembro de 2019 com Sargentos do Exército que estão colocados, prestam serviço ou estão em formação na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha.
Recebidos pelo Comandante, COR Gonçalo Azevedo, pelo SMOR Armando Rodrigues, (em representação do Adjunto do Comandante, SMOR Luís Antunes, por este se encontrar ausente) e pelo SCH Rodrigo Minhava, aos dirigentes da ANS (Lima Coelho, Presidente da Direcção, Carlos Colaço, Vice-presidente da Direcção) foi apresentado um “briefing”, pelo TCOR Rui Dias, muito interessante do ponto de vista da informação, acerca da ESE, da atribuição do Nível 5 e da activação da UPM.
Após o almoço, com o Comandante da Unidade e o seu corpo de Comando, os trabalhos tiveram lugar no Auditório, que estava praticamente cheio. Nesta altura integrou a delegação da ANS, Válter Cláudio, Vogal do Conselho Fiscal da ANS, elemento do efectivo da ESE, que durante o período da manhã esteve envolvido em actividades lectivas da sua responsabilidade.
Na presença de Sargentos do efectivo da Unidade, Sargentos em formação no CPSC e os alunos do 48º CFS, o Comandante da Unidade procedeu à abertura dos trabalhos, retirando-se de seguida, por exigências da missão. O SMOR A. Rodrigues deu continuidade à abertura dos trabalhos, passando então a palavra aos dirigentes da ANS. Os trabalhos incluíram uma apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a sua constituição, os objectivos associativos e as matérias prioritárias.
Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo congelado, o regulamento de avaliação (RAMMFA), as promoções, a revisão do EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, entre outros aspectos.
No final ficou patente o necessário apoio e reforço do associativismo profissional militar, ficando ainda evidente a necessidade do trabalho desenvolvido e a desenvolver pela ANS bem como a importância da existência no terreno de um núcleo e de uma rede de delegados associativos.
A próxima reunião terá lugar no dia 27 de Novembro, com Sargentos do Estado-Maior do Exército, em Lisboa.