Na manhã de 29 de Maio teve lugar a cerimónia evocativa do “Dia das Operações de Paz e Humanitárias”, promovida pela Liga dos Combatentes, junto ao Forte do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa. Respondendo ao convite da Liga dos Combatentes, a ANS esteve representada pelo Presidente da Direcção, Sargento-Mor António Lima Coelho.
Depois das alocuções do Presidente da Liga dos Combatentes e de um Oficial General da GNR, usou da palavra o Secretário de Estado da Defesa Nacional, que presidiu à cerimónia.
As forças em parada constituídas por cinco pelotões (Marinha, Exército, Força Aérea, GNR e PSP) desfilaram ao som da Banda do Exército, a que se seguiu um momento de grande significado, acompanhado pela Fanfarra do Exército, homenageando os mortos ao serviço da Paz, decorrendo posteriormente a deposição de coroas de flores.
Nos tempos conturbados que vivemos, nunca é demais honrar quem está ao serviço da Paz, mesmo quando não são devidamente valorizados e reconhecidos por quem, por maioria de razão, o deveria fazer, e que não apenas em discursos de circunstância.
Os cidadãos militares e os cidadãos das forças e serviços de segurança estão sempre presentes! Merecem o reconhecimento e a devida valorização!