No seguimento do plano de visitas e reuniões com Sargentos em várias Unidades dos três Ramos das Forças Armadas, uma delegação de dirigentes da ANS esteve hoje reunida com Sargentos da Força Aérea, da Marinha e do Exército que estão colocados e/ou prestam serviço na Base Aérea nº 6, na Esquadrilha de Helicópteros da Marinha e no Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea, no Montijo.
Recebidos pelo SMOR António Rocha, adjunto do Comandante da Base Aérea nº 6 para a Categoria de Sargentos, a delegação da ANS (Lima Coelho, Presidente da Direcção, Rogério Graça, Vice-presidente da Direcção e José Pereira, Tesoureiro) apresentou cumprimentos ao Comandante da Unidade.
Após o almoço, na presença de mais de uma centena de Sargentos reunidos na sala de “briefings” da Esquadra 751, os trabalhos iniciaram-se com uma apresentação da ANS passando pelo enquadramento histórico e legal, a constituição da ANS, os objectivos associativos e as matérias prioritárias.
Na apresentação das matérias prioritárias abordaram-se temas como o desenvolvimento da carreira, a contagem do tempo, o RAMMFA, as promoções, o EMFAR, o reconhecimento académico, a revisão do sistema remuneratório, a saúde e a assistência, entre outros aspectos.
O espaço de perguntas e respostas que se seguiu revelou algumas das preocupações mais sentidas pelos Sargentos presentes na reunião, particularmente sensíveis no tocante ao longo tempo de permanência nos postos, particularmente de Primeiro-Sargento, às situações adversas motivadas pelo presente RAMMFA, às carências de pessoal e a consequente desvalorização funcional, entre outras.
Ficou evidente o acolhimento do trabalho desenvolvido pela ANS, mas também a necessidade da sua continuação e a necessária existência no terreno de um núcleo e de uma rede de delegados associativos.
A próxima reunião terá lugar no dia 26 de Junho, Quarta-feira, com Sargentos da Força Aérea, colocados e/ou a prestar serviço nas Unidades e Órgãos instalados no complexo do Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide.