No dia 15 de Outubro de 2025 a ANS foi recebida pelo Chefe da Casa Militar da Presidência da República.
A ANS foi recebida em audiência pelo Chefe da Casa Militar da Presidência da República, Vice-Almirante Luís Sousa Pereira.
Por ser o primeiro contacto institucional com os actuais Órgãos Sociais, a delegação da ANS, constituída por João Mata, Presidente da Direcção, Carlos Colaço e Fernando Silva, Vice-Presidentes da Direcção, e Rui Maricato, Vogal da Direcção, apresentou cumprimentos ao Chefe da Casa Militar, que se fez acompanhar pelos COR Filipe Cordeiro (FAP), TCOR Anselmo Dias (EXE) e CFRG Humberto Rocha (ARM), expondo, de seguida, os principais anseios com que os militares em geral, e os Sargentos em particular, se continuam a debater.
Na audiência, que se prolongou por mais de duas horas, a ANS manifestou preocupação por, até ao momento, as Associações Profissionais de Militares ainda não terem sido consultadas no âmbito de um processo de revisão ao EMFAR que se confirma estar em curso, elencando, de seguida, algumas das propostas constantes do seu Caderno de Aspirações que constituiriam melhoria significativa nas condições sócio-profissionais dos militares se integradas na versão final do diploma. Foram ainda abordadas outras temáticas ao nível do Regulamento de Disciplina Militar, do RAMMFA, da Saúde Militar e do Apoio Social.
Sendo natural a existência de diferentes perspectivas relativamente a alguns assuntos, a ANS não pode deixar de destacar a evidente convergência de opiniões no que respeita a defesa da Condição Militar em toda a sua plenitude: nos deveres e nos direitos.