Assinalar o “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento” no ano de 2022

As comemorações do “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”, promovidas pela ANS – Associação Nacional de Sargentos, tiveram o seu início no dia 21 de Janeiro, na Região Autónoma da Madeira, conforme anunciado no Comunicado Nacional nº 02/2022 – “O 31 de Janeiro em 2022” (que podes ler aqui).
No início da noite de 21 de Janeiro, nas instalações da Banda Filarmónica “Os Guerrilhas”, no Pico dos Barcelos, na Madeira, arrancaram as comemorações do “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”, com um debate em que estiveram presentes Sargentos das Forças Armadas, que prestam serviço na Região.
Neste debate, para além de ter sido apresentada e discutida a proposta trabalhada pela ANS sobre a revisão e alteração do regime remuneratório dos militares, no que aos Sargentos diz respeito, que motivou viva participação, foram igualmente discutidos outros aspectos que muito preocupam os Sargentos. Entre tais assuntos constam o atraso nas promoções, com todas as implicações daí decorrentes, nos planos materiais, funcionais, sociais e motivacionais; a necessidade de integrar alterações ao EMFAR – Estatuto dos Militares das Forças Armadas, para que haja equidade e justiça no desenvolvimento da carreira dos Sargentos; a urgência em rever e alterar o RAMMFA – Regulamento da Avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas, no sentido de corrigir e travar as injustiças decorrentes da aplicação deste regulamento na vida dos militares; o respeito pelos cargos e funções dos Sargentos e os respectivos conteúdos funcionais; o reconhecimento académico, de facto, devido aos Sargentos e não a ilusão do nível 5 com críticas objectivas e concretas à criação, estrutura e funcionamento da chamada UPM – Unidade Politécnica Militar; entre várias outras questões abordadas.
Ao fim da tarde de 22 de Janeiro, num restaurante de Machico, teve lugar o jantar comemorativo, cuja organização esteve a cargo de Sargentos das Forças Armadas e da GNR residentes naquela localidade, tendo reunido cerca de três dezenas de participantes. Devido à situação pandémica, decidiu-se pela redução de participantes no evento. Contudo, foi entendida a importância de não deixar de se assinalar e comemorar a efeméride. Durante o evento foi feita a leitura do texto comum às comemorações e uma intervenção do presidente da Direcção da ANS.
Ficou acordado que no próximo dia 31 de Janeiro, uma delegação de Sargentos das Forças Armadas e da GNR irão fazer uma homenagem aos heróis do 31 de Janeiro de 1891, depositando uma coroa de flores na Praça da República, no Funchal, no local onde confluem as ruas 31 de Janeiro e Cinco de Outubro.
No final do jantar comemorativo, cujos aspectos mais marcantes foram a alegria com que decorreu, o reencontro de camaradas e uma elevada consciência de classe, foi escolhida a comissão que irá organizar esta comemoração em 2023, integrando um Sargento do Exército, um Sargento da Força Aérea e um Sargento da GNR.
Com este excelente exemplo, estão lançadas as comemorações em 2022!