Na sequência da “Tomada de Posse” dos novos órgãos sociais, a ANS pediu audiências ao Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, ao Ministro da Defesa Nacional, aos quatro chefes militares, à Comissão de Defesa da Assembleia da República e às direcções dos partidos políticos com representação parlamentar, para apresentação de cumprimentos, expor motivos que preocupam os Sargentos e reflectir sobre o papel do associativismo militar na desejável cooperação entre militares, suas chefias e tutela política.

No dia 5 de Abril, a ANS foi recebida pela MDN e SEDN, no Ministério da Defesa Nacional O Ministro João G. Cravinho, Secretária de Estado Ana Pinto, Assessora Jurídica, Assessor Militar do Exército, Assessor Militar da Marinha,  receberam cumprimentos por parte dos representantes dos novos órgãos sociais da ANS. Foram abordados vários temas que preocupam os Sargentos, entre eles a situação em que se encontra o IASFA/ADM, a necessidade de alteração ao EMFAR, a discussão no dia 10 de Abril de 2019 na Assembleia da Republica da Petição a Suspensão da Eficácia RAMMFA. Por estar na ordem do dia, foram também expostas as  preocupações da ANS com a aprovação por parte do Governo do “projecto legislativo para o descongelamento das carreira” tal qual nos tinha sido apresentado, carregado de injustiça e sem ter sido alvo de negociação com as associações. 

A delegação foi composta pelo Presidente da Direcção Lima Coelho, o Vice-presidente da Direcção Carlos Colaço, o  Vice-presidente da Direcção Norberto Mateus e o Secretario da Direcção Arlindo Almeida .