Camarada

Apesar da demagógica propaganda feita pelo governo em torno “dos milhares de promoções nas Forças Armadas” não nos devemos satisfazer com a cómoda argumentação de que “mais vale tarde que nunca” ou “mal por mal, sempre veio” ou ainda, “bem pior seria se não viesse”!
O facto é que, confiados nesse sentimento (quase) generalizado de lusitano-conformismo, os decisores políticos e militares, adiam a publicação das promoções em Diário da República sabendo que tal adiamento significa a perda substancial de parte dos já muito cortados vencimentos.
E se é bem verdade que um número reduzido de promoções poderá ocorrer por motivos inopinados, a esmagadora maioria dessas promoções decorre de planeamento e trabalho administrativo e processual elaborado no ano anterior, antes da apresentação do Orçamento de Estado para o ano seguinte, de modo a poder cabimentar e integrar tais promoções nesse mesmo Orçamento. Portanto, não há motivo justificativo para o atraso nos despachos conjuntos nem na publicação em Diário da República a não ser uma encapotada tentativa de pagar o mais tarde possível. E que bom será que tal possa ocorrer antes das eleições…mesmo que isso signifique alguns meses de “esbulho”!
Em boa hora o Tribunal de Contas tem vindo a  desmontar e a denunciar esta forma de “fazer poupanças com o dinheiro dos outros”!
Junto enviamos o Comunicado Nacional 08/2015 da ANS que aborda esta matéria para que seja lido, distribuído, discutido entre os demais camaradas (promovidos ou não)…
Não nos resignemos! Não aceitemos a condição cómoda do lusitano-conformismo!
Façamos o que estiver ao nosso alcance para exigir respeito pela nossa condição de cidadãos com direitos!
Apesar do período de férias em que nos encontramos, não deixemos de estar atentos e despertos para as manobras menos claras. Mantenhamos a disponibilidade para as acções para as quais venhamos a ser convocados.

Podes ler e imprimir o Comunicado Nacional Nº8/2015 aqui!